Ficha de Leitura 1

Fundamentos da Investigação Qualitativa

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Amado, J. (2013). Fundamentos da investigação qualitativa em educação. In J. Amado. Manual de investigação qualitativa em educação. (pp. 17-32). Imprensa da Universidade de Coimbra.

PALAVRAS-CHAVE

Educação; Investigação; Paradigmas; Metodologia; Ser Humano 

RESUMO

Desde sempre que o conceito de educação foi amplo, e por causa disso um desafio, nesta subcategoria "A educação como objeto de investigação", podemos perceber que a educação está relacionada ao conceito de ser humano, devido a que o mesmo é o sujeito da educação, logo o sujeito a educar, e que está relacionado à especificidade do ser humano, pois tal como Simões (2007) afirmou "o específico do homem é a sua dimensão moral" (p.45), ou seja, esta dimensão fundamenta-se num conceito do sujeito como um ser livre, autónomo, cooperante e responsável pelo seu caminho, com isto libertando-o dos determinismos, das pressões e também das tiranias.

De acordo com Brezinka (2007) a educação é nada mais nada menos do que uma forma de ganhar capacidades de prevenção do erro e do mal, como pode ser visto na sua afirmação "trata-se de ações pelas quais as pessoas tentam melhorar de um modo duradouro,(...). Em outras palavras, estamos diante de tentativas sociais que visam influir noutros indivíduos com o propósito de que se tornem melhores" (p.145).

Ao longo do texto é abordado o efeito causado pela natureza interna, onde o denominador comum é o educativo, visto que passa por todos estes processos, este denominador possibilita que compreendamos o que consiste aquilo que o indivíduo pode vir a tornar-se ou o modo como ele vai poder desenvolver-se enquanto pessoa, tendo em conta o esforço educativo, a intenção e o pressuposto.

Na segunda subcategoria "Ciência e Ciências da Educação", podemos concluir que as ciências da educação retêm em si um abrangente conjunto de disciplinas cujo objeto de estudo são os fenómenos educativos. De acordo com Boavida e Amado (2008) estas disciplinas pretendem "descrever, explicar, levantar novos problemas teórico-práticos, compreender os processos internos e os condicionamentos de qualquer prática educativa ou formativa" (p.197).

REFLEXÃO CRÍTICA 

Este texto de João Amado, permitiu-me perceber verdadeiramente que nem todas as leituras são simples mas que também não são a maior complexidade que pode existir, com este texto pude perceber que existe uma forte ligação entre o ser humano e a educação, e pude também consolidar conhecimentos que já antes possuía.

Com este texto, observei que o autor aborda a dificuldade e multiplicidade que existe no conceito de educação.

Unidade Curricular de Seminário V - Conceção de um Projeto de Intervenção
3º Ano | 1º Semestre
Docente: Elsa Machado
Discente: Soraia Marques 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora