Reflexão Final

Tal como tinha referido no separador "Quem sou eu?" no início desta unidade curricular o meu maior receio era não ter nenhuma instituição, porém agora o meu maior receio passou a ser falhar no projeto e que ele acabe por não ser aprovado pela instituição.

No princípio foi complicado ter uma instituição, dado que não obtivemos nenhuma resposta, porém após termos conseguido entrar em contacto com o Jardim Botânico, as coisas começaram a andar para a frente.

No desenvolvimento deste trabalho, tal como foi dito no balanço do trabalho de grupo, foram sendo construídos recursos que auxiliaram na orientação do mesmo e o principal recurso foi um documento nas planilhas do google onde estava um calendário sobre as visitas à instituição, juntamente com a planificação das tarefas e o diário de campo, para a construção deste documento eu tinha anteriormente olhado para algumas planificações para compreender qual seria a forma que mais poderia adequar-se ao grupo, procurei algo que esteticamente fosse simples de olhar e de entender, a juntar a isto fui uma das principais responsáveis entre a comunicação do grupo com a instituição.

Para mim uma das maiores dificuldades remete-se à organização da informação, dado que à primeira vista parecia que existia muita informação mas depois notava-se que existia alguma repetição, ou então existia informação que era mais fácil de compreender do que outras, um exemplo é a definição do contexto de projeto, apesar de ao longo da licenciatura termos abordado este conceito para mim o autor que o explicou melhor tinha sido Azevedo, e outra dificuldade tem a ver com a comunicação dado que nem sempre era fácil a marcação da reunião.

Falando agora das competências desenvolvidas não noto que tenha adquirido alguma nova, no entanto melhorei em certos aspetos, antigamente eu nunca iria ficar responsável por uma parte da comunicação e o facto de este ano à semelhança do semestre passado ter sido este um dos meus papéis ajudou a que a que a comunicação começasse a melhorar, uma outra melhoria é relativa à autonomia e à adaptação, pois nem sempre tudo correu como desejado e foi necessário utilizar outras estratégias.

Passando agora ao balanço global das unidade curricular, tal como dito anteriormente a UC teve uma vertente bastante prática, o que acabou por ajudar com o projeto de grupo dado que em cada aula tínhamos um trabalho ou uma apresentação por fazer, e ao fazermos os nossos trabalhos poderíamos organizar as ideias, mas ouvir o trabalho dos outros ajudou a que se pudesse adaptar algumas das suas ideias, com isto penso que o balanço final foi positivo.

Já em relação ao tipo de apoio que pode ser dado pela docente, penso que é importante que a mesma continue a funcionar como uma linha de apoio entre o grupo e a instituição, tendo noção de que é importante deixar que o grupo faça os seus próprios erros.

Unidade Curricular de Seminário V - Conceção de um Projeto de Intervenção
3º Ano | 1º Semestre
Docente: Elsa Machado
Discente: Soraia Marques 
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